sexta-feira, 3 de julho de 2009

Seminários inéditos a convite do deputado Walter Ihoshi presidente da Comissão Parlamentar Brasil-Japão

Fui a Brasília no dia 16 de junho para participar dos dois Seminários inéditos a convite do deputado Walter Ihoshi presidente da Comissão Parlamentar Brasil-Japão; um sobre o Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como SHINKANSEN, o Trem Bala Japonês e outro sobre os problemas no Japão pós Crise Financeira Mundial. Um evento realizado pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão, Embaixada do Japão, Federação Nipo-Brasileira do Centro-Oeste e Associações Japonesas, com participação de membros do governo japonês e empresários japoneses, cujo matéria interessa diretamente a expressiva comunidade japonesa.
Cabe ressaltar que vários munícipes da cidade de Ibiúna foram introduzidos no Brasil pela colônia japonesa, formada pelos imigrantes que chegaram no início do século XX, diante do exposto não poderíamos deixar de participar deste evento, visto que a imigração japonesa teve início em nossa cidade em 1932, com a chegada dos primeiros imigrantes Euriko Iwakawa e depois Shigemori Maeda. A imigração nipônica se tornaria mais efetiva nos anos que se seguiram com o assentamento das famílias Samano, Arizono, Muramatsu, Kikonaga, Kawakami, Kaneko, Ideriha, Nakayama, Nakamura, Nakajima, Watanabe, Takafuji, Matsuda, Saito, Saitow, Miyaji, Setoguti, Morita, Miazaki, Murioka, Yoshito, Mikami, Teramae, Sokoda, Sugahara, Suetsugo, Fiiruya, Ogno, Yasuhara, Kitadani e tantas outras que juntas formaram a maior colônia de imigrantes instalada no município.
Esses imigrantes trouxeram em suas bagagens novas técnicas de plantio e variedades de cultivos que aplicados nas áreas de produção foram diversificando e multiplicando-se a ponto de tornar Ibiúna o maior celeiro de produção de hortifrutigranjeiros do Estado de São Paulo e do Brasil. A primeira atividade desenvolvida foi prioritariamente a agricultura e somente após o término da 2a guerra mundial é que iniciaram a participação em outras atividades. A indústria, o comércio, a prestação de serviços e funções liberais e informais ocupam considerável número de japoneses, nisseis e sansseis. A participação na política municipal iniciou-se de forma tímida e cautelosa e até então é exercida mais em forma de apoios, com participação regular. Entre seus descendentes alguns já ocuparam e ocupam cargos políticos no município, assim como na atual administração o prefeito Coiti Muramatsu e eu Vereador Paulo Kenji Sasaki .
Aproveitando a oportunidade para solicitar envio de recursos financeiros para o município com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da cidade, melhorando a qualidade de vida, preservando o meio ambiente e, dessa forma, induzindo o crescimento econômico da cidade, tais recursos federais e emendas, permitiram ao município a realização de importantes obras, principalmente na área da saúde.

Sem mais, reitero os protestos de elevada estima e distinta consideração, colocando-me a inteira disposição nesta Casa de Leis.

Atenciosamente,

Nenhum comentário:

Postar um comentário